🚨 A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) emitiram um alerta à população sobre a propagação de notícias falsas relacionadas à Carteira de Identidade Nacional (CIN).
💳 Desde janeiro deste ano, mais de 400 mil unidades foram emitidas em todo o estado nos Postos de Identificação e Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), reforçando a disponibilidade do serviço.
❌ A coordenadora da Divisão de Datiloscopia do Instituto de Identificação da PCMG, delegada Danielle Aguiar, esclareceu que informações sobre a gratuidade da primeira via da CIN ser limitada ao ano de 2024 são falsas. Qualquer cidadão pode solicitar gratuitamente sua primeira via em qualquer momento, sem restrições temporais.
📅 A diretora do Instituto de Identificação, delegada Adriana de Barros Monteiro, alertou para as consequências legais e prejuízos ao serviço público decorrentes da disseminação de notícias falsas. Além disso, salientou que o modelo anterior da carteira de identidade permanecerá válido até 23/2/2032.
💼 Para obter informações oficiais e evitar desinformação, os cidadãos devem consultar os sites da PCMG (www.policiacivil.mg.gov.br), da Seplag-MG (www.planejamento.mg.gov.br) e o Portal MG (www.mg.gov.br).
🏢 A emissão da CIN pode ser realizada nos postos do Instituto de Identificação em Minas Gerais e nas 42 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). O subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz, destacou que há um esforço conjunto para ampliar a capacidade de atendimento, garantindo acesso eficiente aos serviços públicos.
Fique de olho! | Siga @jornalcarangola⤵️
Comments